GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FLORIANA LOPES
logotipo.jpg
PROJETO: DENGUE
Fevereiro a Dezembro de 2011.
Dourados – MS
1.OBJETIVOS 1.1.Objetivo Geral
Realizar trabalho preventivo visando não permitir que haja casos de dengue na comunidade. 1.2.Objetivos Específicos ü Conscientizar toda a comunidade escolar, equipe de educadores, pais e alunos da importância do combate à dengue; ü Mobilizar os alunos no combate à dengue e com o auxílio deles, mobilizar toda a comunidade escolar; ü Alertar os alunos sobre os principais sintomas da dengue, e com o auxílio deles, alertar os demais membros da comunidade escolar; ü Reconhecer a necessidade de receber bem o agente de saúde; ü Criar parcerias com as demais lideranças, órgãos de saúde, universidade e meios de comunicação visando fortalecer e abranger um grupo maior de pessoas.
2.Justificativa Alastra-se a cada ano pelo Brasil a epidemia da dengue - doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Inúmeros casos de dengue hemorrágica (variante mais grave da doença, que pode levar à morte) são registrados, inclusive com vítimas fatais. Por fazer parte do trabalho cotidiano da escola, sentimos a necessidade de desenvolver de forma mais intensa num determinado período atividades de conscientização e prevenção ao mosquito causador da dengue. 3.Metodologia Palestras de conscientização sobre o combate a dengue, ministradas por agentes de saúde do bairro devidamente capacitados para tal função. A palestra será direcionada aos educandos que participarão da proposta, eles serão estimulados à transmitir as informações que receberam na palestra para os demais membros da comunidade, tornando-se assim, multiplicadores contra a dengue.
Este é um projeto multidisciplinar, sendo que as demais metodologias serão aplicadas de acordo com a disciplina ministrada pelo professor, as metas e ações a serem desenvolvidas no decorrer do projeto conforme os temas a abordar. Os planejamentos por disciplinas serão anexados. 3.1.Temas a abordar:
ü Direção: § Reunião conjunta dos três comitês (matutino, vespertino e noturno) organização, distribuição de materiais e tarefas. § Providenciar junto aos pais e ou responsáveis, termo de autorização para uso de imagens dos alunos em informações, pesquisas e exposições e divulgação das atividades na mídia. § Fazer o arquivamento dos termos de autorização na escola. § Confecção de uma faixa para ser colocada na frente da escola divulgando a campanha de prevenção e combate a Dengue com a frase: “Os alunos, professores e funcionários da E. E. Profª. Floriana Lopes declaram guerra ao mosquito da dengue.” § Criar parcerias com lideranças do bairro, órgão de saúde e meios de comunicação. ü Coordenação: § Visita da equipe do posto de saúde para discussão e sugestões de ações no bairro; § Reunião do Comitê, período matutino com a equipe do posto de saúde para a montagem do calendário de ações para o ano de 2011. § Agendar visitas de profissionais de saúde a escola. § Distribuição das ações em projeto interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas. § Agendar a realização de palestras com a equipe de profissionais do posto de saúde no bairro. (Enfermeira Chefe: Ediméia, estagiária, agente de saúde. § Trabalhar a reciclagem de lixo e fazer exposição na escola de objetos criadores do mosquito, como: pneus, vasos com plantas, garrafas, plásticos, casca de ovos, sacos de refrigerante. § Realizar reunião do comitê no final de cada mês para discussão e avaliação dos trabalhos realizados. § Realizar exposição na escola sobre o mosquito da Dengue, utilizando material do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), folhetos informativos, histórias em quadrinhos e gibis. ü Língua Portuguesa e Artes: § Linguagem oral e escrita; § Fontes de pesquisa, informações e conhecimento:
Enciclopédias;
Revistas impressas e online;
Jornais;
Cordel;
§ Leitura, interpretação e dramatização:
História em quadrinhos e gibis;
Músicas, poesias e paródias;
Cartazes e maquetes;
Vídeos e jogos;
Teatro e fantoches;
§ Montar uma comunidade no orkut para divulgação do combate à Dengue; ü Ciências e Biologia: § Agendar vistoria no pátio da escola e no campo de futebol da comunidade, à ser realizada com o professor da turma, alunos acompanhados do(a) agente de saúde sob a responsabilidade da Enfermeira Chefe Ediméia. § Realizar com alunos entrevistas aos pais presidentes dos bairros e com o diretor do Centro de Zoonoses; § Apresentação de teatro com dois alunos fantasiados de mosquito da Dengue; ü Geografia (Ensino Fundamental): § Notícias sobre a dengue no bairro, município, no país e no mundo; § Mapas:
Estudo geográfico de locais com foco da dengue (bairro, municípios e estados, de acordo com o nível da turma). ü Geografia (Ensino Médio): § Produzir com os alunos o roteiro doméstico de monitoramento e combate ao mosquito da Dengue no quintal, lixeira, caixa d’água, pratinhos, garrafas, pneus, vasos de plantas, etc. § Relatório feito pelo aluno ao professor de Geografia, sobre os resultados obtidos com os roteiros domésticos. ü Educação Física: § Jogos e brincadeiras; ü Matemática: § Estatística: iniciação ao estudo de gráfico; ü História: § Contexto histórico da dengue; § Realizar pesquisa com montagem de slides sobre o surgimento e história da Dengue no Brasil, relacionando o contexto econômico e social da época; ü Sala de Tecnologias Educacionais (STE): § Montar e divulgar um blog da escola para exposição dos trabalhos escolares na internet, abrindo discussão sobre o assunto (Dengue). § Realizar pesquisas em livros e internet (utilizando a biblioteca e a sala de tecnologias educacionais, sobre o mosquito da dengue, sintomas da doença e as formas de combate ao mosquito e a dengue) 4.CRONOGRAMA
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FLORIANA LOPES AÇÕES DE PREVENÃO E COMBATE A DENGUE CALENDÁRIO PARA O ANO LETIVO 2011 COMITÊ PERIODO MATUTINO
AÇÕES
PERIODO - MÊS
Responsável
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
01
Visita da equipe do posto de saúde para discussão e sugestões de ações no bairro.
x
x
C. Margarida
02
Reunião conjunta dos três Comitês (Mat. Vesp. Not.) organização, distribuição de materiais e tarefas.
x
Prof. Nilsimar
03
Providenciar junto aos pais e ou responsáveis, termo de autorização para uso de imagens dos alunos em informações, pesquisas e exposições e divulgação das atividades na mídia.
x
x
Prof. Nilsimar
04
Fazer o arquivamento dos termos de autorização na escola.
x
x
Prof. Nilsimar
05
Reunião do Comitê, período mat. Com a equipe do posto de saúde para montagem do Calendário de ações para o ano 2011.
x
Coord. Margarida
06
Confecção de uma faixa para ser colocada na frente da escola divulgando a campanha de prevenção e combate a Dengue com a frase: “Os Alunos, Professores e Funcionários da EE”. Profª. Floriana Lopes declaram guerra ao mosquito da Dengue.
x
x
Direção
07
Distribuição das ações em Projeto interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
C. Margarida
08
Agendar visitas de profissionais da saúde a escola.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
C. Margarida
09
Criar parcerias com lideranças do bairro, órgãos de saúde e meios de comunicação.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Direção
10
Realizar pesquisa com montagem de slides sobre o surgimento e história da Dengue no Brasil, relacionando o contexto econômico e social da época.
x
x
x
x
x
x
x
x
Carmen
11
Realizar pesquisa em livros e internet (utilizando o laboratório de informática), sobre o mosquito da Dengue, sintomas da doença e as formas de combate ao mosquito e a doença.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Maria Sonia, e demais prof. regentes.
12
Agendar a realização de palestras com a equipe de profissionais do posto de Saúde do bairro.
x
x
x
x
x
C. Margarida
13
Realizar com os alunos, entrevistas aos pais, presidentes dos bairros: Izidro Pedroso, Nova Dourados, Terra Roxa e Colibri e com o diretor do Centro de Zoonoses.
x
x
x
x
x
x
x
x
Amélia
14
Confecção de cartazes sobre a Dengue.
x
x
x
x
x
x
x
x
Mariuza
15
Confecção de maquetes sobre a Dengue.
x
x
x
x
x
x
x
x
16
Composição de músicas (paródias) e poesias.
x
x
x
x
x
x
x
x
17
Apresentação de teatro com 2 (dois) alunos fantasiados de mosquito da Dengue.
x
x
x
x
x
x
x
x
Orlando
18
Apresentação de teatro de fantoches.
19
Confecção de Gibis contra a Dengue.
x
x
x
x
x
x
x
x
Cleiton/Mariuza
20
Seminário sobre a Dengue para ensino médio.
x
x
x
x
x
x
x
x
Gilmar
Página 01
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FLORIANA LOPES AÇÕES DE PREVENÃO E COMBATE A DENGUE CALENDÁRIO PARA O ANO LETIVO 2011 COMITÊ PERIODO MATUTINO
AÇÕES
PERIODO - MÊS
Responsável
F
M
A
M
J
J
A
S
O
N
D
21
Realização de pesquisa de campo feita pelos alunos acompanhados dos professores e agente de saúde, na parte interna e externa da escola.
x
x
x
x
x
x
x
x
Orlando
22
Realização de pesquisa de campo feita pelos alunos acompanhados dos professores, agente de saúde e guarda municipal, na área entorno do Ginásio de Esportes do bairro Izidro Pedroso e nas imediações da escola.
x
x
x
x
x
x
x
x
23
Agendar vistoria do pátio da escola, à ser realizada pela vigilância sanitária acompanhado dos alunos e professores das turmas.
x
x
24
Realizar pesquisa e produzir boletins informativos sobre as ocorrências de Dengue no município de Dourados e no Estado de Mato Grosso do Sul..
x
x
x
x
x
x
x
x
x
25
Realizar estudo geográfico e fazer mapeamento dos locais onde há focos de Dengue no bairro, município e estado.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
26
Montar um painel no interior da escola e fazer periodicamente a atualização de dados sobre a Dengue.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Amélia
27
Confeccionar panfletos e cartazes informativos produzidos na escola pelos alunos.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
28
Utilizando o laboratório de informática produzir pequenos vídeos sobre a dengue.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
29
Produzir com os alunos o roteiro doméstico de monitoramento e combate ao mosquito da Dengue no quintal, lixeira, caixa d’água, pratinhos, garrafas, pneus, vasos de palntas etc.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
30
Relatório feito pelo aluno aos professores de Ciências, e Biologia (Ensino Médio), sobre os resultados obtidos com os roteiros domésticos.
x
x
x
x
x
x
x
x
Cabral
31
Fazer exposição na escola de objetos criadores do mosquito, como: pneus, vasos com plantas, garrafas, plásticos, casca de ovo, etc.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Cabral
32
Montar e divulgar um blog da escola para exposição dos trabalhos escolares na internet, abrindo discussão sobre o assunto (dengue).
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Maria Sonia
33
Realizar reunião do Comitê no final de cada mês para discussão e avaliação dos trabalhos realizados.
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Coord. Margarida
34
Montar uma comunidade no Orkut para divulgação ao combate do mosquito da dengue
M.Sonia/Cleiton
Página 02
5.RESULTADOS ESPERADOS ü Envolver toda a equipe de educadores, educandos e toda a comunidade escolar no combate a dengue, através da colaboração em mutirões de limpeza na própria escola e no bairro; ü Transformar as ações de limpeza e combate a dengue em hábitos que favorecerão a diminuição de casos de dengue na comunidade.
6.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação acontecerá no decorrer da execução da proposta, durante todo o processo de construção do conhecimento, verificando-se a participação, o interesse, o desempenho, a atenção, a cooperação, a criatividade e o progresso de todos os envolvidos. Além da avaliação por disciplina conforme o planejamento de cada professor envolvido no projeto. 7.APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS A socialização das produções será feita durante uma atividade cultural na escola prevista para o dia 20/11/2011, onde serão apresentados também os projetos: Mato Grosso do Sul e Consciência Negra.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL PROFESSORA FLORIANA LOPES
PROJETO: DENGUE
Fevereiro a Dezembro de 2011.
Dourados – MS
1. OBJETIVOS
1.1. Objetivo Geral
Realizar trabalho preventivo visando não permitir que haja casos de dengue na comunidade.
1.2. Objetivos Específicos
ü Conscientizar toda a comunidade escolar, equipe de educadores, pais e alunos da importância do combate à dengue;
ü Mobilizar os alunos no combate à dengue e com o auxílio deles, mobilizar toda a comunidade escolar;
ü Alertar os alunos sobre os principais sintomas da dengue, e com o auxílio deles, alertar os demais membros da comunidade escolar;
ü Reconhecer a necessidade de receber bem o agente de saúde;
ü Criar parcerias com as demais lideranças, órgãos de saúde, universidade e meios de comunicação visando fortalecer e abranger um grupo maior de pessoas.
2. Justificativa
Alastra-se a cada ano pelo Brasil a epidemia da dengue - doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Inúmeros casos de dengue hemorrágica (variante mais grave da doença, que pode levar à morte) são registrados, inclusive com vítimas fatais. Por fazer parte do trabalho cotidiano da escola, sentimos a necessidade de desenvolver de forma mais intensa num determinado período atividades de conscientização e prevenção ao mosquito causador da dengue.
3. Metodologia
Palestras de conscientização sobre o combate a dengue, ministradas por agentes de saúde do bairro devidamente capacitados para tal função. A palestra será direcionada aos educandos que participarão da proposta, eles serão estimulados à transmitir as informações que receberam na palestra para os demais membros da comunidade, tornando-se assim, multiplicadores contra a dengue.
Este é um projeto multidisciplinar, sendo que as demais metodologias serão aplicadas de acordo com a disciplina ministrada pelo professor, as metas e ações a serem desenvolvidas no decorrer do projeto conforme os temas a abordar. Os planejamentos por disciplinas serão anexados.
3.1. Temas a abordar:
ü Direção:
§ Reunião conjunta dos três comitês (matutino, vespertino e noturno) organização, distribuição de materiais e tarefas.
§ Providenciar junto aos pais e ou responsáveis, termo de autorização para uso de imagens dos alunos em informações, pesquisas e exposições e divulgação das atividades na mídia.
§ Fazer o arquivamento dos termos de autorização na escola.
§ Confecção de uma faixa para ser colocada na frente da escola divulgando a campanha de prevenção e combate a Dengue com a frase: “Os alunos, professores e funcionários da E. E. Profª. Floriana Lopes declaram guerra ao mosquito da dengue.”
§ Criar parcerias com lideranças do bairro, órgão de saúde e meios de comunicação.
ü Coordenação:
§ Visita da equipe do posto de saúde para discussão e sugestões de ações no bairro;
§ Reunião do Comitê, período matutino com a equipe do posto de saúde para a montagem do calendário de ações para o ano de 2011.
§ Agendar visitas de profissionais de saúde a escola.
§ Distribuição das ações em projeto interdisciplinar envolvendo todas as disciplinas.
§ Agendar a realização de palestras com a equipe de profissionais do posto de saúde no bairro. (Enfermeira Chefe: Ediméia, estagiária, agente de saúde.
§ Trabalhar a reciclagem de lixo e fazer exposição na escola de objetos criadores do mosquito, como: pneus, vasos com plantas, garrafas, plásticos, casca de ovos, sacos de refrigerante.
§ Realizar reunião do comitê no final de cada mês para discussão e avaliação dos trabalhos realizados.
§ Realizar exposição na escola sobre o mosquito da Dengue, utilizando material do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), folhetos informativos, histórias em quadrinhos e gibis.
ü Língua Portuguesa e Artes:
§ Linguagem oral e escrita;
§ Fontes de pesquisa, informações e conhecimento:
- Enciclopédias;
- Revistas impressas e online;
- Jornais;
- Cordel;
§ Leitura, interpretação e dramatização:- História em quadrinhos e gibis;
- Músicas, poesias e paródias;
- Cartazes e maquetes;
- Vídeos e jogos;
- Teatro e fantoches;
§ Montar uma comunidade no orkut para divulgação do combate à Dengue;ü Ciências e Biologia:
§ Agendar vistoria no pátio da escola e no campo de futebol da comunidade, à ser realizada com o professor da turma, alunos acompanhados do(a) agente de saúde sob a responsabilidade da Enfermeira Chefe Ediméia.
§ Realizar com alunos entrevistas aos pais presidentes dos bairros e com o diretor do Centro de Zoonoses;
§ Apresentação de teatro com dois alunos fantasiados de mosquito da Dengue;
ü Geografia (Ensino Fundamental):
§ Notícias sobre a dengue no bairro, município, no país e no mundo;
§ Mapas:
Estudo geográfico de locais com foco da dengue (bairro, municípios e estados, de acordo com o nível da turma).
ü Geografia (Ensino Médio):
§ Produzir com os alunos o roteiro doméstico de monitoramento e combate ao mosquito da Dengue no quintal, lixeira, caixa d’água, pratinhos, garrafas, pneus, vasos de plantas, etc.
§ Relatório feito pelo aluno ao professor de Geografia, sobre os resultados obtidos com os roteiros domésticos.
ü Educação Física:
§ Jogos e brincadeiras;
ü Matemática:
§ Estatística: iniciação ao estudo de gráfico;
ü História:
§ Contexto histórico da dengue;
§ Realizar pesquisa com montagem de slides sobre o surgimento e história da Dengue no Brasil, relacionando o contexto econômico e social da época;
ü Sala de Tecnologias Educacionais (STE):
§ Montar e divulgar um blog da escola para exposição dos trabalhos escolares na internet, abrindo discussão sobre o assunto (Dengue).
§ Realizar pesquisas em livros e internet (utilizando a biblioteca e a sala de tecnologias educacionais, sobre o mosquito da dengue, sintomas da doença e as formas de combate ao mosquito e a dengue)
4. CRONOGRAMA
AÇÕES DE PREVENÃO E COMBATE A DENGUE
CALENDÁRIO PARA O ANO LETIVO 2011
COMITÊ PERIODO MATUTINO
AÇÕES DE PREVENÃO E COMBATE A DENGUE
CALENDÁRIO PARA O ANO LETIVO 2011
COMITÊ PERIODO MATUTINO
Página 02
5. RESULTADOS ESPERADOS
ü Envolver toda a equipe de educadores, educandos e toda a comunidade escolar no combate a dengue, através da colaboração em mutirões de limpeza na própria escola e no bairro;
ü Transformar as ações de limpeza e combate a dengue em hábitos que favorecerão a diminuição de casos de dengue na comunidade.
6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá no decorrer da execução da proposta, durante todo o processo de construção do conhecimento, verificando-se a participação, o interesse, o desempenho, a atenção, a cooperação, a criatividade e o progresso de todos os envolvidos. Além da avaliação por disciplina conforme o planejamento de cada professor envolvido no projeto.
7. APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS
A socialização das produções será feita durante uma atividade cultural na escola prevista para o dia 20/11/2011, onde serão apresentados também os projetos: Mato Grosso do Sul e Consciência Negra.